sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Divulgação

IAPAR promove oficina para estimular produção de açaí no Paraná

A exploração de frutos da palmeira juçara, como o açaí, é tema de uma oficina interestadual que será realizada nos dias 25 e 26 de novembro de 2010 no Teatro Municipal de Antonina, litoral do Paraná. O objetivo geral da Oficina é contribuir para o desenvolvimento da exploração sustentável de frutos de juçara para produção de açaí e outros produtos, através da construção de um marco legal apropriado à atividade e de um processo de marketing que leve em conta a potencialidade do produto (“açaí”) e a questão sócio-ambiental da produção.

Estão disponíveis 150 vagas destinadas a lideranças de agricultores, técnicos da extensão e de meio ambiente. Devem participar também técnicos de prefeituras municipais, de universidades, de instituições de pesquisa, indústrias de palmito principalmente das regiões litorâneas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A promoção é do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), empresa de pesquisa vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, em parceria com entidades como a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Universidade Federal do Paraná, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Artesanais de Antonina, a Prefeitura Municipal de Antonina, o SEBRAE/PR, a Emater/PR, o IAP, a Embrapa Florestas e o ICMBio.

Os participantes terão a oportunidade de ver que os frutos, após serem despolpados, fornecem como produto não só o açaí para ser consumido como alimento, mas tambpem uma grande quantidade de semantes viáveis, que podem ser utilizadas para incremento das populações da espécie e repovoamento de áreas onde foi extinta e não há mais capacidade de regeneração natural. Na programação haverá um espaço para apresentação de trabalhos técnicos, científicos e relatos de experiências, além de atividades culturais e oficina de processamento artesanal de frutos de juçara e degustação de açaí.

Informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (43) 3376-2273, com Ligia ou Isaura - Iapar Londrina ou (42) 3229-2829, com Franciso Paulo Chaimsohn - Iapar Ponta Grossa, ou pelos seguintes e-mails: isagranz@iapar.br, ligiarodrigues@iapar.br e chaimsohn@iapar.br.

Clique aqui para ver a Programação Completa
Fonte: IAPAR (http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1368) e Jornal Agrosoft Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário