Nos últimos três meses, a equipe do PNSHL recebeu mais dois servidores, transferidos de outras Unidades de Conservação federais. Agora são quatro Analistas Ambientais em exercício no Parque, formando um grupo multidisciplinar, com formação em agronomia, biologia, geologia e veterinária, para atender as demandas de administração, proteção, licenciamento, regularização fundiária e relação com as comunidades do entorno, entre outras. Além deles, no início do mês de novembro a equipe será reforçada com a contratação de uma profissional para realizar o apoio administrativo e de uma estagiária do curso de Gestão Ambiental da UFPR-Litoral. Desta forma, vistorias e outras atividades de campo poderão ser realizadas sem prejuízo do atendimento da população no escritório, em Matinhos.
Outra consequência positiva do incremento na equipe é a possibilidade de acompanhamento dos trabalhos de elaboração do Plano de Manejo, que envolverão, por exemplo, levantamentos de grande quantidade de informações, reuniões com os diversos segmentos da sociedade, produção de textos e mapas. A coordenação do processo será realizada por servidor do PNSHL, sob supervisão da Coordenação de Planos de Manejo do ICMBio e com acompanhamento do Conselho Consultivo. Os recursos para contratação de consultoria especializada já estão disponíveis e a licitação pública para seleção da empresa ocorrerá no início de 2011.
A equipe do PNSHL participará de capacitações sobre Plano de Manejo, promovidas pelo Comitê Gestor de Capacitação do ICMBio. O objetivo é instrumentalizar os servidores da instituição na elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação. O curso permitirá um amplo entendimento dos princípios, conceitos e métodos de planejamento de UC e da experiência na aplicação destas capacidades, habilitando os técnicos a participarem e conduzirem processos de planejamento. A servidora que será responsável pela coordenação do Plano de Manejo no PNSHL participará desta capacitação no período de 01 a 13 de novembro, na Acadebio, localizada em Iperó, SP.
Plano de Manejo
O Plano de Manejo é o documento que norteia a gestão da Unidade de Conservação (UC). Ele contém informações sobre fauna e flora, geologia, hidrografia e aspectos sociais e econômicos da UC e região de influência; indica seu zoneamento, com base nas características, potencialidades e fragilidades de cada área; propõe medidas de proteção, programas de recuperação, uso público, etc. Sua cosntrução deve ser feita de forma participativa, consultando não só o Conselho da UC, como o meio acadêmico/científico, a população residente no entorno, organizações governamentais e não governamentais existentes na região e outros interessados. É um documento dinâmico, cuja revisão e eventual adequação deve ser realizada a cada cinco anos, de forma a atender plenamente os objetivos de criação da UC e acompanhar a realidade da região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário