A Divisão de Parques e Áreas de Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Morretes repassou à equipe do PNSHL os resultados de mais uma etapa do diagnóstico que está sendo realizado nas comunidades do entorno do Parque naquele município.
Segundo o levantamento realizado com trinta e cinco moradores do bairro Mundo Novo do Saquarema, 68,5% dos entrevistados já ouviu falar em turismo rural, embora menos de 15 % já tenha pensado em trabalhar com esta atividade. Apesar disso, demonstraram grande interesse em participar de cursos do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) nas áreas de turismo (62,8%), artesanato (54,2%) e culinária (71,4%).
Este trabalho faz parte de uma proposta discutida entre a Prefeitura de Morretes e a equipe do PNSHL com a finalidade de formar parcerias e criar mecanismos de apoio e geração de renda aos moradores do entorno da Unidade de Conservação, explorando de maneira conseciente as potencialidades naturais e o conhecimento de senso comum das populações sobre a área em questão. A etapa de diagnóstico está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo de Morretes em parceria com o Centro Estadual de Ensino Profissionalizante Dr. Brasílio Machado - CEEP - de Antonina, e tem como objetivo conhecer o interesse e a expectativa da comunidade local com relação ao desenvolvimento de atividades turísticas. Os entrevistadores estão agora no bairro Sambaqui, quinto e último a ter os moradores entrevistados. Em seguida, as informações serão analisadas e as instituições parceiras - Prefeitura, ICMBio e CEEP - definirão os próximos passos. Estes incluem a ampliação de parcerias para realização de cursos, a estruturação de roteiros e a elaboração de projetos específicos conforme a demanda da comunidade, pois pretende-se que sejam implantadas propostas de turismo de base comunitária.
A forma como vem sendo desenvolvido este trabalho caminha ao lado da elaboração do Plano de Manejo, permitindo que ambos compartilhem informações e propostas, resultando em ganhos tanto para os moradores locais como para o Parque e também os visitantes.
Postagens anteriores sobre o assunto:
25/06/2010 - Levantamento de dados no entorno do PNSHL busca gerar desenvolvimento local.
23/04/2010 - Equipe do Parque inicia discussões sobre trabalhos conjuntos em Morretes.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Alunos do CEEP Antonina concluem pesquisa em mais uma comunidade no entorno do PNSHL
Marcadores:
ecoturismo,
geração de renda,
gestão compartilhada,
Morretes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário