A indenização dos proprietários e posseiros faz parte da regularização fundiária, que compreende a identificação e transferência de domínio para o ICMBio, de todos os imóveis inseridos no Parque. Este processo é longo pois é feito individualmente para cada ocupante e depende da apresentação de uma série de documentos e da realização de vistorias para avaliação dos imóveis e benfeitorias. A Consolidação dos Limites envolve a demarcação topográfica e a sinalização do perímetro da Unidade de Conservação (UC).
Na regularização da situação fundiária devem ser consideradas as prioridades de cada UC no que diz respeito às fragilidades e ameaças ao ambiente que possam impedi-la de atingir seus objetivos. No caso do PNSHL, a região crítica em termos de ocupação está

Serão atendidos, inicialmente, os moradores que se encontram em áreas de posse, dentro do PNSHL, nas regiões do Cabaraquara e Tabuleiro e cabe esclarecer que somente as ocupações existentes antes da criação do Parque têm direito à indenização. Espera-se ainda que seja possível incluir estas famílias em um processo de ordenamento do bairro da Vila Nova, que está sendo conduzido pela Prefeitura de Matinhos em conjunto com a empresa Terra Nova, por demanda do Ministério Público Estadual. Desta forma busca-se a melhoria da qualidade de vida das famílias e a conservação ambiental. Após a desocupação será imediatamente implantado um projeto de recuperação das áres degradadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário