As aulas do dia 17 de maio foram diferentes para alunos e professoras de 1ª a 4 ª série da Escola Municipal Máximo Jamur, localizada na Vila Caieiras, em Guaratuba. O grupo visitou o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange sob orientação do professor Paulo Marques e da aluna Cláudia Hertzel Araújo, da UFPR-Litoral, juntamente com a equipe do PNSHL.
A visita fez parte do trabalho de conclusão de curso de Gestão Ambiental desenvolvido por Cláudia, com o título: Percepção Ambiental em Escola Pública do entorno do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange - Litoral do Paraná. O objetivo do estudo é avaliar diferentes aspectos da percepção ambiental de uma comunidade em relação a um Parque Nacional, por meio de um conjunto de atividades de educação ambiental realizadas com alunos de ensino fundamental. A aplicação de testes no início e no final do trabalho permitirá avaliar as possíeis mudanças ocorridas na forma com que os alunos percebem a conservação ambiental na região.
No caminho entre o Porto de Passagem (Guaratuba) e a Colônia Pereira (entre Matinhos e Paranaguá), as crianças puderam observar grande parte da Unidade de Conservação, com destaque para seu relevo. O ônibus seguiu, então, por uma estrada de terra até um riacho no limite do Parque, onde o grupo fez uma parada para o lanche.
A partir deste ponto a visita continuou à pé por uma trilha na mata e as crianças receberam uma verdadeira aula ao ar livre, observando as águas limpas que descem da serra, conversando sobre a importância da floresta e dos animais e experimentando as sensações de andar no meio da mata. Esta etapa do trabalho é uma das mais importantes pois as crianças desconheciam a existência desta área protegida. Cláudia comentou que, no início, imaginavam que o Parque era como um zoológico, com animais enjaulados, ou como um parque de diversões. As professoras Gislaine, Naimara, Joana e Simone também gostaram da atividade e afirmaram que todo o trabalho foi muito importante não só para as crianças, como também para a escola, pois o Parque não era conhecido.
A visita ao Parque foi uma das últimas etapas do trabalho que, nos próximos meses, será apresentado aos professores da UFPR.
A partir deste ponto a visita continuou à pé por uma trilha na mata e as crianças receberam uma verdadeira aula ao ar livre, observando as águas limpas que descem da serra, conversando sobre a importância da floresta e dos animais e experimentando as sensações de andar no meio da mata. Esta etapa do trabalho é uma das mais importantes pois as crianças desconheciam a existência desta área protegida. Cláudia comentou que, no início, imaginavam que o Parque era como um zoológico, com animais enjaulados, ou como um parque de diversões. As professoras Gislaine, Naimara, Joana e Simone também gostaram da atividade e afirmaram que todo o trabalho foi muito importante não só para as crianças, como também para a escola, pois o Parque não era conhecido.
A visita ao Parque foi uma das últimas etapas do trabalho que, nos próximos meses, será apresentado aos professores da UFPR.
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