Em atendimento a uma ocorrência recebida pelo Disque-Denúncia, policiais militares do Batalhão Ambiental localizaram na Rodovia Alexandra-Matinhos, um veículo transportando palmito industrializado clandestinamente. Após o flagrante, o motorista colaborou com a equipe de fiscalização e indicou onde havia adquirido o produto ilegal.
No local foram encontrados mais 12 vidros de conserva, panelões de alumínio utilizados para cozimento do produto, centenas de vasilhames, além de grande quantidade de cascas de palmito nativo (Jussara), indicando que boa parte do produto já havia sido comercializado. A fabriqueta funcionava em uma casa localizada na área rural de Paranaguá, a menos de um quilômetro do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, de onde, provavelmente, o palmito era extraído ilegalmente.
Além de um problema ambiental, a produção clandestina de palmito em conserva representa uma séria ameaça à saúde pública, pois o produto é manipulado sem as condições mínimas de higiene, geralmente encontra-se contaminado e pode levar à intoxicação grave em quem o consome, inclusive levando à morte.
A população tem um papel importante no combate à extração ilegal de palmito e outros crimes ambientais por meio de denúncias:
Disque-Denúncia da Força Verde/PR: 0800 643 0304
Linha-Verde/IBAMA: 0800 61 8080
segunda-feira, 14 de junho de 2010
No Dia Mundial do Meio Ambiente, Força Verde fecha uma fabriqueta clandestina de palmito.
Marcadores:
Fiscalização,
Força Verde,
Palmito
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário