segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Parque Nacional e a proteção das águas

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange foi criado com a finalidade de proteger a Mata Atlântica, assegurar a estabilidade ambiental dos balneários em sua região e garantir a qualidade de vida das populações litorâneas. É possível perceber como estes objetivos são interligados: é a conservação da floresta nativa sobre o relevo acidentado que evita grandes deslizamentos de terra como os que são frequentemente observados em vários Estados brasileiros na época das chuvas. É também ela que protege as incontáveis nascentes, riachos e rios que se formam na Serra da Prata e que abastecem os municípios do litoral com água de ótima qualidade.

As águas que nascem no PNSHL são captadas em diversos locais pelas empresas que atuam na região - Sanepar, Cagepar e CAB Águas de Paranaguá - passam por tratamento para retirada de impurezas e recebem flúor e cloro. São então distribuídas à toda população de Matinhos e Pontal do Paraná, bem como à zona urbana de Paranaguá e ao Distrito de Alexandra. Propriedades e comunidades rurais vizinhas ao Parque utilizam diretamente a água que vem da Serra de diversas formas: para abastecimento humano e animal, irrigação de lavouras ou em tanques de piscicultura.

Conforme dados fornecidos pela CAB Águas de Paranaguá, os três pontos de captação da empresa inseridos no PNSHL fornecem, juntos, quatrocentos litros de água por segundo. A captação é feita em águas superficiais, ou seja, diretamente dos rios (Foto) e são de ótima qualidade, alternando entre a Classe Especial e a Classe I.

A Sanepar realiza o fornecimento de água para Matinhos, Pontal do Paraná e a região do Cabaraquara (Guaratuba), por meio de um sistema que integra duas captações: Cambará e Rio das Pombas. Estes rios têm suas nascentes protegidas dentro do PNSHL e podem fornecer, em conjunto, até 394 litros por segundo para os dois municípios litorâneos durante o verão. Como o sistema é integrado, nas épocas de baixa temporada, o abastecimento é garantido pelo manancial Cambará, mais próximo ao Parque, que apresenta menor capacidade porém água de melhor qualidade. Na alta temporada, a captação é feita, predominantemente, no Rio das Pombas, mais distante do Parque e que possui maior volume de água.

Desta forma, o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange cumpre sua principal finalidade: contribuir para a boa qualidade de vida dos moradores e visitantes do litoral sul do Paraná.

Para saber mais sobre as captações de água, visite: www.aguasdeparanagua.com.br e www.sanepar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário