A atividade faz parte de uma série de visitas aos atrativos e locais de interesse turístico existentes em Guaratuba e têm por objetivo melhorar o conhecimento dos empresários participantes sobre as opções disponíveis para o turista e avaliar a infra-estrutura e os serviços disponíveis no local.
O grupo, no total de 21 pessoas, partiu de Guaratuba por volta das nove e meia da manhã, seguindo viagem pela baía, onde foi possível observar manguezais, aves e algumas instalações para cultivo de ostras. O destino foi a Comunidade Parati, inserida na APA de Guaratuba e que tem como atrativo mais famoso o Salto Parati, localizado no interior do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
A região do Parati
O rio Parati, que empresta o nome à região, nasce na Serra da Prata e se junta ao rio do Ariri e outros que deságuam na parte nordeste da baía de Guaratuba. A comunidade é composta por cerca de trinta famílias que se distribuem pela área de planície, sem se concentrar em uma vila. Embora a maioria dos ocupantes esteja na região há várias gerações, boa parte deles não reside mais no local devido a dificuldade de acesso aos serviços de educação e saúde, além de questões profissionais. Os moradores permanentes dedicam-se principalmente à pesca e à agricultura, mas as atividades econômicas incluem também uma casa de farinha, o cultivo de ostras, artesanato e um bar-restaurante que oferece uma deliciosa comida caseira.



O zoneamento da APA de Guaratuba
Conforme o Zoneamento Ecológico-Econômico da APA de Guaratuba, o Parati faz parte da Zona de Conservação - C11. Os objetivos e diretrizes que norteiam o planejamento de ações na região incluem:
- estímulo ao turismo de baixo impacto ambiental;
- incentivo à produção de artesanato;
- promoção de alternativas econômicas para as comunidades locais com base na valoração do patrimônio cultural e ambiental da APA;
- preservação dos sítios arqueológicos, favorecendo a pesquisa científica, o estudo e a educação;
- redução da poluição sonora;
- proibição de atividades de alto impacto como a prática de motocross.
Próximos passos
Todos os que participaram da visita concordaram que a região tem um grande potencial, destacando-se a diversidade de pontos de interesse que o turista tem desde a saída do porto em Guaratuba.
Cada instituição participante irá elaborar seus próprios relatórios e propostas, que deverão ser compartilhados para definição de estratégias de trabalho conjunto. Como as entidades representativas da comunidade do Parati, do setor empresarial, das Universidades e dos órgãos governamentais participam do Conselho Gestor da APA de Guaratuba e do Conselho Consultivo do PNSHL, estes fóruns serão ideais para desenvolvimento de planos e coordenação de ações que visem o desenvolvimento do turismo de base comunitária naquela região.