O Projeto Puma é uma ONG sem fins lucrativos que iniciou um estudo para a conservação da onça pintada na Mata Atlântica costeira do sul do Brasil. De início, identificou que a onça-pintada estava desaparecendo a uma taxa de um grau de latitude a cada dez anos, iniciando com os últimos registros de onça no Rio Grande do Sul na década de 60 e terminando com o desaparecimento da espécie em Santa Catarina em 1992. Com base nisto instalou-se nas imediações do Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, como limite mais austral da onça-pintada na Mata Atlântica costeira, numa tentativa de estancar esta tendência macabra de desaparecimento de populações austrais.
O estudo tem procurado identificar as áreas-núcleo de ocorrência da onça, aquelas onde as condições sejam as mais preservadas e próximas da condição original. Acreditamos que apenas se identificarmos e protegermos estas áreas-núcleo para a onça teremos uma chance de reverter suas tendência à extinção - estima-se que apenas 250 indivíduos habitem toda a Mata Atlântica costeira, o que coloca a população na condição de Criticamente Ameaçada.
As áreas mais propícias para a onça hoje são as áreas protegidas por guardas particulares. Sem a presença de guardas nas florestas as onças não terão chance. É preciso criar mecanismos para instalar este tipo de vigilância também em áreas públicas. Nossos equipamentos, especialmente armadilhas-fotográficas, têm sido roubadas por caçadores e palmiteiros ilegais. O Projeto Puma fará agora um esforço para instalar alguns dispositivos de segurança que possam identificar este criminosos, e espera contar com apoio dos órgãos ambientais e sensibilizar doadores e parceiros.
As viagens de estudo começaram em 2006, e têm sido realizadas duas vezes por ano. Envolvem a participação de voluntários de todas as idades e profissões, e cujas contribuições viabilizam a realização das saídas. A participação de jornalistas estrangeiros já garantiu a publicação da expedição em revistas de vários países (veja fotos da matéria na revista alemã Universum). Todos ficam em uma cabana espaçosa por duas semanas, coletando informações da presença das onças e outras espécies de interesse (especialmente espécies-presa). Qualquer um pode participar, basta se inscrever no site www.projeto-puma.org
Texto fornecido pelo Projeto Puma
Nenhum comentário:
Postar um comentário