terça-feira, 10 de agosto de 2010

ICMBio realiza encontros para avaliar a gestão das Unidades de Conservação federais

Analisar a situação das Unidades de Conservação (UC) com relação aos mecanismos de gerenciamento, seus resultados e desafios é uma tarefa complexa, principalmente se considerarmos a extensão territorial do País e suas diferenças regionais - ambientais, sociais, econômicas e políticas. Entretanto, a avaliação é uma etapa de extrema importância em qualquer atividade gerencial e por isso tem atenção especial no ICMBio, sendo coordenada por um setor específico na sede do Instituto: a Coordenação de Avaliação e Monitoramento de Unidades de Conservação - CAMUC.

Devido à dimensão e diversidade das UC federais, os encontros destinados a avaliação são realizados periodicamente e de forma regionalizada. As UC da região amazônica já tiveram suas informações compiladas em duas oficinas e, durante o mês de agosto, três outros eventos serão realizados, abrangendo as regiões nordeste, centro-oeste, sudeste e sul. O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL) participárá da oficina que será acontecerá nos dias 11, 12 e 13, na Acadebio - Academia de Biodiversidade.
Depois de obtidas as informações de todas as UC, será feita a análise que servirá de base para a melhoria das estratégias de planejamento e para o desenvolvimento de ações de gestão mais eficientes.


Metodologia de Avaliação - RAPPAM

Desde 2005, o governo federal utiliza uma nova metodologia, criada especialmente para avaliação da efetividade da gestão das unidades de conservação. A ferramenta foi desenvolvida pela Rede WWF e recebeu o nome de "Método de Avaliação Rápida e Priorização da Gestão de Unidades de Conservação" ("Rapid Assessment and Prioritization of Protected Area Manegement" - RAPPAM, na sigla em inglês). O método é aplicado por meio do preenchimento de questionários por gestores, funcionários e demais colaboradores das áreas avaliadas e abrangem os mais diferentes aspectos de uma unidade de conservação, incluindo o contexto de criação e implantação, pressões e ameaças, importância biológica e socioeconomica e vulnerabilidades; os insumos necessários e aqueles efetivamente disponibilizados; a existência de processos de gestão apropriados e os resultados e metas alcançados em relação aos objetivos.

Nesta nova etapa, a meta é traçar a efetividade de gestão do sistema de unidades de
conservação, com a participação de 100% das UC federais do País.

O programa de avaliação realizado entre 2005 e 2006, por meio de uma parceria entre o IBAMA/MMA e o WWF-Brasil, resultou em uma publicação lançada no V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, realizado em Foz do Iguaçu em 2007. O texto está disponível para download na página do WWF-Brasil, com o título: "Efetividade de gestão das unidades de conservação federais do Brasil - Implementação do método RAPPAM".


ACADEBIO

Inaugurada em setembro de 2009, a Acadebio é um espaço
destinado à formação e capacitação continuada dos servidores do ICMBio, numa ação estratégica da direção do Instituto. A academia conta com estrutura própria - alojamento, salas de aula, apoio administrativo - e está localizada na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, Estado de São Paulo. além de proporcionar um espaço adequado para a realização de cursos, reuniões e seminários, a Acadebio representa ainda a otimização do tempo e dos custos de realização destes eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário