sexta-feira, 20 de maio de 2011

ICMBio prepara sistema que reunirá informações sobre espécies da fauna

O Instituto Chico Mendes (ICMBio) tem, entre suas finalidades, a responsabilidade de avaliar o estado de conservação da fauna e estabelecer as estratégias na prevenção de extinção de espécies por meio de planos de ação. Isto é possível unindo os esforços de diferentes setores do ICMBio, como a Diretoria de Biodiversidade (Dibio), os Centros Especializados de Pesquisa e as Unidades de Conservação, além de pesquisadores ligados a Universidades e outras instituições de pesquisa. Uma grande quantidade de informações é compartilhada em reuniões técnicas, porém os assuntos não se esgotam, bem como novos conhecimentos são gerados continuamente. O desafio é reunir as informações e colocá-las à serviço da conservação. 

Para reunir e manter informações relacionadas à biodiversidade brasileira e que subsidiem as ações de preservação daquelas que estão ameaçadas de extinção, a Coordenação Geral de Espécies Ameaçadas (CGESP), do ICMBio, está orientando o desenvolvimento de um sistema informatizado denominado Espécies.Ugo Vercillo, coordenador-geral da CGESP, explica que atualmente os dados estão dispersos, tornando a tomada de decisão mais lenta. “Ganharemos agilidade nos procedimentos e na obtenção de informações já que reuniremos imagens, sons, características e locais onde as espécies são encontradas”, afirma. Uma espécie cadastrada terá entre suas informações aquelas relacionadas a habitat, distribuição, mapas de localização, dados populacionais, principais ameaças, além de ações já desenvolvidas. O sistema será baseado em plataforma web e off-line. No primeiro caso, além de atender as necessidades da CGESP, servidores, pesquisadores e cidadãos comuns terão acesso às informações. Já no segundo caso, o Espécies será utilizado para auxiliar nas oficinas de avaliação do estado de conservação das espécies e de elaboração dos planos de ação.
B. izecksohni, endêmico do PNSHL
Uma das inovações do sistema será a disponibilização de uma ferramenta de consulta para a sociedade que poderá “seguir” as espécies que tem interesse, recebendo avisos sobre novas informações e ainda podendo aportar novas notícias ao sistema, como registros de ocorrência, fotos, vídeos e sons. Para validar esses dados, o Espécies contará com uma rede de especialistas que revisará todos os aportes de dados realizados. A previsão é que o primeiro módulo do sistema seja entregue em 20 de junho.

Fonte: Informativo ICMBio em Foco n° 146 
Foto: Brachycephalus izecksohni, de autoria de Luiz Fernando Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário