terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Equipe do PNSHL finaliza o planejamento de atividades para 2011

No período de sete a onze de fevereiro, a equipe do PNSHL esteve envolvida em intensa atividade de campo e de planejamento das ações  2011. No início da semana foram percorridas trilhas internas e grande parte do perímetro da Unidade de Conservação utilizando as estradas vicinais que se aproximam do Parque e a Estrada da Limeira, que permite o acesso à porção oeste. O objetivo principal foi obter subsídios para elaboração Termo de Referência do Plano de Manejo, porém, a atividade serviu como um reconhecimento de campo que atualizou as informações sobre os pontos fortes e as fragilidades da área e forneceu elementos para o estabelecimento de prioridades e planejamento da gestão como um todo. Os caminhos percorridos foram mapeados e serão incluídos em um Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) que será desenvolvido para o Parque. Entretanto, desde já as informações auxiliarão os gestores nos trabalhos de monitoramento e fiscalização. Pessoa chave nessas vistorias foi o servidor Luiz Francisco Faraco, chefe anterior do Parque, que auxiliou a equipe atual na identificação de antigos acessos e procurou repassar sua experiência como gestor.
O grupo também visitou atrativos turísticos existentes no interior do Parque e em seu entorno, alguns deles frequentados por moradores da região e turistas, constatando a grande diversidade de locais com potencial para visitação turística, recreação e educação ambiental, o que reforça a vocação da área para Parque Nacional. Durante a elaboração do Plano de Manejo, as áreas propícias para visitação serão identificadas e classificadas com base em determinados critérios como o tipo de atrativo, facilidade de acesso, grau de fragilidade, entre outros. Com base nesse mapeamento será proposto um programa de uso público, que indicará a infraestrutura necessária em cada local.

Após a atividade de campo, o grupo revisou as informações coletadas e identificou as peculiaridades de cada região do Parque, etapa essencial para a atividade de sexta feira: o planejamento das ações e temas prioritários para 2011. Nessa tarefa, a equipe contou com a ajuda de Guadalupe Vivekananda, servidora do Parque Nacional do Superagui que atuou como moderadora dos trabalhos e organizou as contribuições de forma sistemática. Foram identificadas nove metas para gestão da Unidade de Conservação em 2011, algumas delas de caráter permanente, como a proteção da área e o incentivo às pesquisas científicas, outras de longa duração, como a elaboração do Plano de Manejo e a regularização fundiária e ainda aquelas que deverão se encerrar ao final do ano, como a comemoração do 10° aniversário do Parque. Para cumprir esse planejamento, a equipe atual conta com quatro analistas ambientais do ICMBio, com formações em diferentes áreas, e duas alunas do curso de Gestão Ambiental da UFPR-Litoral, sendo uma na função de apoio administrativo e outra como estagiária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário