sexta-feira, 25 de março de 2011

Curtas

O Serviço Geológico Brasileiro (SGB/CPRM) lançou em 2010 a cartilha "Comunidade Mais Segura - Mudando Hábitos e Reduzindo o Risco de Movimentos de Massa e Inundações", com o objetivo de transmitir conhecimentos básicos sobre os desastres naturais, principalmente movimentos de massa e inundações. Seu conteúdo destina-se ao público não especialista no tema, sendo direcionada principalmente para estudantes e moradores de comunidades e assentamentos precários.
O tema é de extrema importância, reforçada pela ocorrência de enchentes e desmoronamentos em vários Estados brasileiros todos os anos, e tornou-se urgente no litoral do Paraná após os eventos que aconteceram no início de março.
A cartilha pode ser obtida na página eletrônica do SGB no endereço:
http://www.cprm.gov.br/livro/COMUNIDADE%20SEGURA.pdf

Fonte: Serviço Geológico Brasileiro

sexta-feira, 18 de março de 2011

Chuvas que atingiram o litoral também afetaram o PNSHL


Deslizamentos na Serra da Prata, parte nordeste do PNSHL, visto da Rodovia PR 508.
O grande volume de chuvas verificado no litoral paranaense na primeira quinzena de março causou transtornos e prejuízos incalculáveis à população e também sérias alterações no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. 
Foram observados diversos pontos de escorregamento do solo em parte da Serra da Prata, principalmente na porção norte do PNSHL, onde são verificadas as maiores altitudes. Na face leste da Serra, margeada pela rodovia PR 508 (Alexandra-Matinhos), os deslizamentos se concentraram na bacia hidrográfica do rio Ribeirão (Figura 1), onde estão localizadas as captações de água que abastecem a cidade de Paranaguá. O grande volume de água nos rios e a movimentação de terra e rochas causaram danos graves às estruturas de captação e transporte de água, interrompendo o fornecimento àquele município. 
Figura 1 - bacia hidrográfica do rio Ribeirão, afetada pelos deslizamentos
Assim que foi possível avaliar a situação, os técnicos da empresa que opera o sistema solicitaram à administração do PNSHL uma autorização emergencial para realização das obras, visto que as captações estão inseridas no Parque. Considerando o caráter de urgência e o interesse público envolvido na questão, a autorização foi expedida em seguida, incluindo entre as exigências um relatório detalhado dos danos e das obras realizadas.


Parte noroeste do PNSHL, onde ocorreram inúmeros deslizamentos
Os movimentos de solo que ocorreram na serra, mesmo na presença da floresta conservada, fazem parte do processo natural de modificação do relevo. O solo absorveu gradativamente as chuvas de verão, chegando ao ponto de saturação (quando perde a capacidade de absorção) devido à alta pluviosidade do início deste mês. Segundo dados do SIMEPAR, as duas primeiras semanas de março registraram pluviosidade entre 400 e 500 mm na região de Morretes e Paranaguá, sendo que praticamente metade desse volume foi observado na sexta-feira, dia 11. 

O geólogo José Otávio Consoni, analista ambiental do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange explica que "Quando a terra perde a capacidade de absorção de água e a precipitação aumenta, há o processo de formação de enxurradas. Nestes locais (serra), o solo tem espessura pequena e está associado à declividades superiores a 45%, o que favorece os movimentos de massas (escorregamentos). Com a precipitação continua em quantidades elevadas, ocorreram os desmoronamentos - não só das áreas íngremes, mas também do sopé da montanha, deixando exposta a rocha sã. No litoral do Paraná houve uma conjunção de vários fatores, mas o principal foi o volume de água extremamente alto, ultrapassando as médias mensais."

As comunidades rurais mais atingidas pelas enchentes e deslizamentos são vizinhas ao Parque Nacional. A Defesa Civil de Morretes informou que 2.450 casas foram atingidas e, até o dia 17/03, havia apenas um óbito confirmado, 1180 pessoas desabrigadas, 800 desalojadas e 145 em abrigos, número que deverá aumentar, pois foi iniciada a evacuação dos moradores de áreas remotas que estão sob risco. Em Paranaguá foram atingidas 75 casas, deixando 15 desabrigados, 280 desalojados e 135 pessoas em abrigos.

Rogério Florenzano Júnior, chefe do PNSHL, ressalta a importância da área protegida: “Apesar das perdas materiais, o número de vítimas fatais foi mínimo, pois não havia ocupação nas encostas. A presença da mata garantiu que uma grande quantidade de água fosse absorvida lentamente, retardando os deslizamentos. Provavelmente, sem a vegetação nativa, os estragos teriam sido muito maiores”.
A equipe do PNSHL iniciou, por terra, o levantamento da situação do Parque e das comunidades vizinhas, e fará um sobrevôo ainda esta semana, para poder observar melhor os locais afetados e acessar áreas isoladas.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Rebio das Perobas comemora cinco anos com inauguração da sede

A Reserva Biológica das Perobas, situada nos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, no Paraná, realizará uma série de eventos entre os dias 22 e 26 de março para comemorar o seu quinto aniversário. No dia 22, será inaugurada a sede da reserva e lançado o documentário “Uma ilha no noroeste.” Para os dias seguintes, estão programadas visitas técnicas de autoridades, apresentação de projetos ambientais relacionados com a proteção e uso da Reserva, lançamento do programa de rádio “Nas ondas do ambiente” e do concurso “Mascote da REBIO.”

A Rebio das Perobas foi criada em 20 de maio de 2006. Tem o objetivo de preservar a biodiversidade da região e minimizar o risco de extinção das espécies nativas. A programação completa dos eventos em comemoração aos cinco anos da Rebio das Perobas pode ser conferida no endereço: http://conselhoperobas.blogspot.com/2011/02/eventos-comemorativos-dos-5-anos-da.html

Fonte: ASCOM/ICMBio

quinta-feira, 3 de março de 2011

Curtas

Sanepar e PNSHL fazem vistoria conjunta nas captações de água em Matinhos

A água que abastece Matinhos e Pontal do Paraná é captada pela SANEPAR em rios que nascem no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, sendo que a maioria das instalações de captação está localizada no interior da área protegida. Para garantir o fornecimento ininerrupto de água de qualidade à população, os reservatórios e tubulações devem passar por vistorias e manutenções constantes, que requerem que os funcinários da companhia de abastecimento entrem no Parque e, eventualmente, realizem a roçada da vegetação e obras de pequeno porte.
Com o objetivo de garantir que estas necessidades sejam atendidas sem prejudicar o ambiente, técnicos do PNSHL e da SANEPAR iniciaram na última segunda feira (28/02) uma série de vistorias nos pontos de captação. O objetivo é identificar os pontos de fragilidade nas trilhas e efetuar as medidas necessárias para a correção e prevenção de problemas. Foram visitadas as captações do Indaial e do Sertãozinho, restando ainda aquelas localizadas no Tabuleiro e no Cambará, cujas vistorias foram impossibilitadas pelas chuvas dos dias seguintes.
Após o término das vistorias, a empresa deverá elaborar pequenos projetos de adequação dos acessos e propostas de manutenção, que serão analisados pela administração do Parque para emissão da Autorização Ambiental.