sexta-feira, 23 de abril de 2010

Equipe do Parque inicia discussões sobre trabalhos conjuntos em Morretes

A equipe do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL) reuniu-se nesta quinta feira, dia 22/04, com representantes das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Turismo e de Cultura de Morretes. As atividades envolveram uma reunião para apresentação da Unidade de Conservação e da proposta de parceria e uma visita de campo na região do entorno do Parque, entre Morretes e Guaratuba.

Esta é a primeira de uma série de encontros com integrantes das áreas de turismo, cultura e meio ambiente dos quatro municípios abrangidos pelo Parque. O objetivo é estruturar parcerias que visem estimular o desenvolvimento de atividades de baixo impacto ambiental nas comunidades do entorno da Unidade de Conservação, em especial aquelas voltadas para ecoturismo, artesanato e plantios orgânicos ou em sistema agroflorestal. Inicialmente são identificados os programas propostos ou desenvolvidos pelos órgãos municipais e avaliada a necessidade de aprofundamento de informações ou convite a outras instituições. As etapas seguintes incluem a realização de diagnósticos complementares, elaboração de cronograma e captação de recursos.

Em Morretes foram identificadas duas ações prioritárias na área de ecoturismo: o ordenamento das atividades na trilha da Torre da Prata, localizada dentro do PNSHL e visitada por praticantes de montanhismo e turistas; e o estímulo à visitação consciente em cachoeiras fora dos limites do parque, onde será realizado um diagnóstico do potencial turístico, realização de capacitações e proposição de roteiros, sempre com a participação efetiva da comunidade envolvida. A Associação de Artesãos de Morretes é outra entidade que deverá ser chamada para a parceria, pois já desenvolve inúmeros trabalhos na região.

O trabalho com as comunidades do entorno, especialmente no que se refere ao ordenamento do turismo, é uma das metas do Plano de Ação do Conselho Consultivo do PNSHL e uma das principais demandas apresentadas pelos conselheiros comunitários.
Ao longo do tempo, os Conselheiros já apontaram as prioridades de cada município e o próximo a se reunir com a equipe do PNSHL é Matinhos. Em seguida, serão convidados Paranaguá e Guaratuba.